Desenvolvimento Sustentável

Projeto do Alho em Cabaceiras – PB

Em várias regiões do Nordeste há condições propícias ao cultivo de alho, desde que sejam supridas as necessidades hídricas da cultura, através de irrigação, como vem ocorrendo no Município de Cabaceiras, na Paraíba.

Projeto da UFCG e PaqTcPB tenta resgatar o cultivo na zona rural de Cabaceiras, envolvendo agricultores da região. A Escola Virgem de Lourdes – Lourdinas-, também é parceira da iniciativa.

Projeto Tilápia Cuité – PB

O projeto da cidade de Cuité tem como objetivo, desenvolver de forma sustentável e integrada a produção de tilápias no semiárido paraibano, possibilitando a geração de renda, proteína e trabalho no contexto de uma política de segurança alimentar e Ampliar as oportunidades de emprego no setor agropecuário, em bases sustentáveis, propiciando melhores condições de vida.

Projeto da UFCG e PaqTcPB tenta resgatar o cultivo na zona rural de Cuité, envolvendo agricultores da região. A Escola Virgem de Lourdes – Lourdinas-, também é parceira da iniciativa.

Projeto Hidroponia São João do Cariri – PB

Após ter acesso pela primeira vez à água potável de qualidade com a instalação de um dessalinizador, a Comunidade de Uruçú, em São João do Cariri-PB, encontrou no cultivo de hortaliças uma fonte de alimento e renda. Os produtores se dedicam especialmente à hidroponia – sistema de cultivo dentro de estufas no qual o solo é substituído por uma solução de água com nutrientes.

A Cooperativa Agropecuária de Uruçú – Hidroçú iniciou o cultivo de hortaliças, por meio do projeto “Água: fonte de alimento e renda – uma alternativa sustentável para o Semiárido”. As famílias de cooperados cultivam pimenta, coentro, couve, beterraba, cenoura, alecrim, orégano, endro, erva-doce, mostarda e mudas de palma resistente à cochonilha do carmim, além de produzirem peixe (tilápia) mesmo com as condições adversas do clima seco, típico da região nordestina.

Projeto apoiado pela UFCG e PaqTcPB e a Escola Virgem de Lourdes – Lourdinas-, também é parceira da iniciativa.