Ensino Fundamental II

 

A Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental da Escola Virgem de Lourdes, pautada em valores cristãos, objetiva garantir as condições ideais para que os alunos desenvolvam as suas potencialidades e capacidades cognitivas, afetivas, sociais e de aprendizagem, de forma a atender as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, e contribuir para a aquisição de hábitos, atitudes e valores essenciais à formação integral do ser humano, preparando-os para o exercício pleno da cidadania.

Esta Proposta Pedagógica é operacionalizada de forma contextualizada e transdisciplinar, sob a ótica de uma abordagem construtivista da aprendizagem, através de atividades diversificadas que possibilitam a participação ativa do aluno e favorecem o desenvolvimento de competências.

Objetivo:
- Desenvolver harmoniosamente o educando e assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Nossa proposta Pedagógica baseia-se nos quatro Pilares da Educação:
- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos de compreensão;
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas
- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Princípios Priorizados no Processo Educacional:

1. Ensino para a Compreensão:

Preparar o aluno para o trabalho conceitual e criativo;
Utilizar a sala de aula como um espaço favorável ao diálogo, à troca de experiências e à construção da aprendizagem, através da participação ativa do aluno;

Oportunizar, através de Projetos de Pesquisa transdisciplinares, uma atitude investigativa que possibilite ao aluno ampliar suas descobertas sobre o mundo e formar novos conhecimentos.

2. Ensino para a Prática:

Ensinar o aluno a aprender, capacitando-o a buscar informações e estabelecer as conexões necessárias para usá-las no seu cotidiano;
Trabalhar com situações-problema que estimulem o desenvolvimento da observação, comparação, análise, planejamento e tomada de decisões;
Contextualizar os conteúdos, como forma de desenvolver o pensamento crítico e integrar a teoria à realidade.

3. Ensino para a Vida:

Promover vivências que valorizem as possibilidades dos alunos, suas manifestações e interesses;
Exercitar o respeito mútuo, de forma a reconhecer o outro como ser em si mesmo, na sua individualidade, liberdade de pensar, querer, agir e expressar-se;
Desenvolver atividades que conduzam à interiorização de conhecimentos, hábitos, atitudes e habilidades positivas;
Realizar atividades que promovam a integração Escola-Família como forma de unificar a ação educativa.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO TRIMESTRAL / ANUAL / FINAL

A avaliação sendo um processo que se inicia desde a formulação dos objetivos de aprendizagem, realiza-se de forma diagnóstica e contínua, acompanhando o desenvolvimento do aluno e envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos, tendo em vista a sua formação integral.

Qualitativamente (MQualit) é considerado o desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades, tendo-se como critérios: Assiduidade e Pontualidade, Comportamento e Postura, Participação nas Aulas e Responsabilidade com as Atividades.

Quantitativamente (MQuant) os alunos são avaliados através de Projetos de Pesquisa, Testes Orais e Escritos, Relatórios, Trabalhos em Grupos e Individuais, Exposições de Trabalhos, Provas, Simulados e outras atividades diversificadas que promovam a construção da aprendizagem de forma significativa, crítica e criativa.

Para compreender a construção da nota, veja abaixo a orientação:

A Média Parcial é obtida através da Avaliação Quantitativa (soma de todas as atividades realizadas), que tem peso de 70% e da Avaliação Qualitativa que representa 30%.

A Avaliação Conclusiva é realizada ao final do trimestre e envolve conhecimentos trabalhados e testados ao longo daquela unidade letiva.

A Média Trimestral normalmente compreende uma média ponderada entre a Média Parcial (MP) com peso de 70% e a Avaliação Conclusiva com peso de 30%.

Nos anos iniciais 6º e 7º Anos, o cálculo da média é representado pelas seguintes equações:

MQuant = Média Aritmética das Atividades Parciais

MQualit = (AVQualit I + AVQualit II + AVQualit III + AVQualit IV) / 4

MParcial = 0,70 x MQuant + 0,30 x MQualit

MTrimestral = [MParcial X 0,70 + Avaliação Conclusiva x 0,30]

Nos 8ºs e 9°s anos além das Avaliações Conclusivas os alunos realizam Simulados contemplando 10 (dez) disciplinas integrantes das 4 áreas do conhecimento exigidas pelo ENEM: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de redação. Ao todo são propostas 50 (cinquenta) questões, valendo dois décimos cada.

No 8º ano o Simulado é realizado no 1º e 3º Trimestres, sendo que nota obtida será acrescentada como ponto extra à média parcial, observe a equações de médias:

MQuant = Média Aritmética das Atividades Parciais

MQualit = (AVQualit I + AVQualit II + AVQualit III + AVQualit IV) / 4

MParcial = (0,70 x MQuant + 0,30 x MQualit) + Simulado

MTrimestral = [MParcial X 0,70 + Avaliação Conclusiva x 0,30]

Nos 9ºs anos, o Simulado é Trimestral e entra no cálculo da Média Trimestral com um peso de 15%, ficando a Média Parcial com peso de 50% e a Avaliação Conclusiva com Peso de 35%. Veja como calcular:

MQuant = Média Aritmética das Atividades Parciais

MQualit = (AVQualit I + AVQualit II + AVQualit III + AVQualit IV) / 4

MParcial = (0,70 x MQuant + 0,30 x MQualit)

MTrimestral = [MParcial X 0,50 + Avaliação Conclusiva x 0,35 + Simulado x 0,15]

Ao final do Ano Letivo será considerado Aprovado por Média Anual num componente curricular aquele aluno que acumular 24 (vinte e quatro) pontos ou mais nos três Trimestres, ou seja, atingir ou superar 8,0 (oito) na Média Anual em cada disciplina ou componente curricular.

Veja o cálculo da Média Anual:

Média Anual = MTrimestral1 + MTrimestral2 + MTrimestral3) / 3

O aluno que não atingir a Média Anual 8,0 (oito) em algum componente curricular fará a Prova Final desta disciplina, devendo obter, no mínimo, uma Média Final igual ou superior a 6,0 (seis).

Veja cálculo da Média Final:

Média Final = (Média Anual + Nota da Prova Final) / 2

Recuperação:

No decorrer de cada Trimestre letivo, os alunos são avaliados contínua e cumulativamente, de forma que as dificuldades possam ser identificadas e recuperadas no próprio Trimestre.

A Recuperação Paralela é uma semana de reforço realizada logo após as avaliações conclusivas, através de aulas de revisão dos conteúdos diagnosticados com maiores dificuldades, e destina-se a todos os alunos, independentemente do desempenho alcançado.

Ao final de cada Trimestre, logo após a semana de reforço e revisão, ocorre a Recuperação Periódica, destinada àqueles alunos que não obtiveram a média 8,0 (oito) em alguma disciplina.

Neste processo prevalecerá, sempre, a maior média. Assim, as notas obtidas na Recuperação Periódica só serão consideradas se forem superiores àquelas adquiridas na Média do Trimestre, caso contrário, serão desprezadas.

Reposição:

As avaliações de Reposição repõem a falta do aluno numa Atividade Parcial ou numa Conclusiva, exclusivamente por motivo de saúde e justificada com Atestado Médico. Os pais ou responsáveis pelo aluno deverão procurar a Escola para preencher o formulário de justificação das faltas.

O aluno fará uma única prova, da(s) disciplina(s) que perdeu, após as Avaliações Conclusivas. A prova de reposição será realizada em um único dia e abrange o conteúdo de todo o Trimestre, substituindo as atividades perdidas.
Não há reposição da Reposição.

Serviços Educacionais: A Escola dispõe de um Sistema de Orientação Pedagógica, constituído dos serviços de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Orientação Psicológica, que trabalham de forma integrada, promovendo a articulação entre os demais serviços em busca da qualidade do processo educativo.

Atividades Diversificadas:

Excursões Pedagógicas (aula de campo), Gincanas Lúdico- Culturais, Aulões e Simulados (a partir do 8º Ano), AMPEL (Amostra Pedagógica Lourdinas), FAL (Festival de Artes Lourdinas), Jornal EvoLução, Olimpíada de Ciências Humanas, Aulas de reforço para as Olimpíadas de Matemática, A Escola vai à Praça, Oficina de Dança, Oficina de Teatro, Sábados em Família e outras atividades associadas às datas comemorativas do calendário civil.

Veja AQUI a Estrutura Curricular do Ensino Fundamental II para o ano letivo de 2018.