Ensino Fundamental I

Objetivo

Desenvolver harmoniosamente o educando assegurando-lhe condições para a aquisição de hábitos, atitudes e valores essenciais à formação integral do ser humano e ao exercício pleno da cidadania;

Garantir os meios necessários para que os alunos desenvolvam as suas potencialidades e capacidades cognitivas, afetivas e sociais em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais;

Incentivar o hábito da leitura e da escrita como condição essencial para o progresso de estudos posteriores.

Fundamentos (Quatro Pilares da Educação)

01 – Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos de compreensão;
02 – Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
03 – Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
04 – Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Operacionalização

De forma contextualizada, inter e transdisciplinar, sob a ótica de uma abordagem sócio-interacionista de aprendizagem, com foco na proposta de letramento, através de Projetos Temáticos diversificados que possibilitem a participação ativa do aluno e favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências.

Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar

Característica

- Processual (acompanhamento contínuo da evolução do aluno no processo de construção do conhecimento)

Aspectos

- Qualitativo (registro de acompanhamento = conceitos)

01. Assiduidade e Pontualidade
02. Comportamento e Postura
03. Participação nas aulas, projetos e eventos
04. Responsabilidade com as atividades

- Quantitativo (registro de desempenho escolar = notas)

O que avalliar?

- Postura e compromisso do aluno

- Conteúdos significativos de natureza conceitual e procedimental, relacionados aos seguintes componentes curriculares:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências Naturais
  • História
  • Geografia
  • Ensino Religioso
  • Filosofia
  • Arte
  • Língua Inglesa
  • Educação Física
  • Informática

Como avaliar?

Continuamente, através de observações do desempenho oral e/ou escrito;
Em situações diversificadas de estudo, individualmente, em pares e/ou grupo;
Em ambientes variados de aprendizagem (sala de aula, biblioteca, sala de vídeo, sala de leitura, laboratórios, auditório, pátio, parques, praças, museus, teatros, indústrias, ambientes rurais e outros).

Para quê?

- Para garantir condições de estudos posteriores com sucesso
- Para promover cidadania.
- Para preparar sujeitos dignos de respeito, com direitos e acesso às oportunidades que a vida social possa lhes oferecer.

 

Coordenação do Ensino Fundamental I: Rosângela Soares
Contato: 3182 3600 (ramal 3628) – rosinha@evl.com.br

Assessora Pedagógica: Eliane de Araújo Lima
Contato: eliane@evl.com.br