Olimpíadas do Conhecimento

 

As mudanças sociais e culturais exigem da escola um pensar diferenciado a respeito do significado da educação. Vivemos um tempo em que o aluno precisa ser atraído, estimulado pelo professor e desafiado pelos conteúdos. Os novos tempos exigem um dinamismo que está longe de se limitar à sala de aula, a concepção transmissiva e cumulativa da aprendizagem é substituída por outra concepção baseada na aprendizagem significativa. Assim, buscar estratégias pedagógicas que possam aproximar o aluno dos conteúdos deve ser uma preocupação constante de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Uma alternativa interessante é a realização ou participação da Escola em Olimpíadas de Conhecimento que mesmo sendo um evento de cunho competitivo, quando bem trabalhado, estimula o interesse dos alunos pelo estudo das Ciências Humanas, da Matemática, da Química, Física, Astronomia e Robótica, e amplia o nível de aprendizagem através de questões objetivas e discursivas que exigem alta capacidade de interpretação, de raciocínio e de conhecimento. Além de oportunizar a aproximação das escolas, integrar professores e alunos e evidenciar talentos.